sexta-feira, 8 de abril de 2011

Realengo

   re.a.len.go
adj (real2+engo) 1 Real, régio. 2 Digno de rei. 3 Reg (Rio Grande do Sul) Sem dono; público, teatino. Ao realengo, Reg (Nordeste): abandonado; em desordem; às moscas.*

   Em sua criação, o bairro do Realengo na zona Oeste do Rio de Janeiro, foi batizado com esse nome exatamente pela distância  da área central da cidade, e consequentemente, do Poder. Era um bairro cujo governo cedia a negros recém alforriados e a quem quisesse cultivar alimentos e gado em geral.
  Literalmente como  em seu terceiro significado, gíria nordestina e do Rio Grande do Sul, era um lugar abandonado pelo poder público.
  Parece, após o dia de ontem que, após 202 anos, continua assim. Um lugar de excluídos, inclusive "brasileirinhos" excluídos. O poder público continua "nem aí" para a região às margens....
Esse foi o motivo de tamanha barbárie, o descaso do poder público com quem vive à margem.
   Se o descaso não fosse tão grande, o ex aluno teria conseguido um bom emprego e, talvez jamais voltasse à escola, onde massacrou milhares de famílias para todo o sempre. Soluções? São simples....
   Mas, o resultado imediato é mais importante, ele me garantirá votos nas eleições municipais do ano que vem. Educação? Ná, se eu fizer isso hoje, quando  o meu trabalho gerar frutos já será outro que estará no meu lugar e colherá os louros pelo MEU trabalho, enquanto eu serei lembrado como O CARA que não fez nada.
Damos pão e circo então, que é mais barato, e gera votos, muitos votos.



*Retirado do dicionário digital UOL Michaelis

Nenhum comentário: