quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Patriotismo, o que é?

  Alguns acham que é assistir aos jogos da seleção, francamente, isso é tão ridículo quanto andar pela rua vestido de Carmem Miranda! Afinal de contas, a CBF é uma instituição corrupta que só se preocupa com o bolso de alguns bicheiros, um desses biceiros inclusive velho conhecido dos cidadão sãolourencianos. Outros acham ainda que é se vestir inteirinho de verde e amarelo, idiotice extrema!
  Patriotismo é um conjunto de coisas muito mais simples e, que raramente exercemos, infelizmente...
Patriotismo é, se preocupar com o moleque que fica fazendo malabarismos na esquina da minha casa, e que passa fome, mas que eu nunca olho na cara dele.
É votar, mesmo que meu candidato não seja eleito e, se ele for, patriotismo também se torna  cobrá-lo, para fazer o que prometeu.
É aprender a cobrar por uma saúde de qualidade, uma educação de qualidade e, principalmente, a cobrar por uma sociedade igualitária, coisa que muitos poucos fazem com cotas e mais cotas surgindo a todo momento.
  Patriotismo é saber a Constituição Federal de cor e salteado(Muitos nem sabem o que é Constituição)
Patriotismo, não é amar seu país mais do que sua família, como é mostrado no filme Bom Pastor. Mas sim encarar o país e, os cidadãos deste todos como membros de uma mesma família, a família brasileira.
  E aí? Convida o menino que faz malabares na esquina da sua casa pra almoçar com você hoje...
O que acha da idéia?
Pensem nisso. 

Um comentário:

Pudim disse...

Não poderia ter falado melhor.

Faltou apenas apontar para o patriotismo exagerado, aquele que gera ódio, preconceito e guerras. Talvez numa próxima postagem?